Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Muitos idiomas num só lugar..

Bem, como disse no post anterior aqui em Montreal a maioria das pessoas são bilingues, falam francês e inglês. No comércio, se vc só fala francês, vai conseguir comprar o que quiser e se comunicar com os atendentes. Fique tranquilo. Mas nas ruas, muitas pessoas só falam inglês. Há pessoas que moram aqui há anos e nunca aprenderam o francês. Justamente porque a maioria é bilingue e eles se comunicam com facilidade somente com o inglês. Se você quiser ouvir só francês vá para outra cidade! Aqui é uma loucura! São imigrantes do mundo inteiro, no ônibus, no metrô, nas ruas de modo geral vc vai escutar idiomas de todos os tipos... dos mais comuns como o espanhol aos mais estranhos possíveis e nunca vistos por nós brasileiros. Algumas pessoas se recusam a aprender o francês e ficam conversando entre os seus em suas línguas de origem(como nós fazemos entre brasileiros,rsrsrs), e quando necessitam realmente, utilizam o inglês mesmo. Pelo menos os brasileiros que conhecemos aqui e que moram há mais tempo se esforçaram para se adaptar e aprender o francês...Na minha opinião se vc quer morar num novo país, o mínimo que tem de fazer é aprender o idioma local. Se aqui no Quebéc a primeira língua é o francês, e os quebécois defendem essa bandeira com ardor, temos que respeitar a cultura deles e aprendê-lo. Dizem que quanto mais vc vai par o norte do Quebéc, mais e mais francês vc escuta. O meu professor do College Platoon, que é polonês, ensina francês, e fala três idiomas fluentes, disse que conhece muitos quebécois que não falam inglês e se recusam a aprendê-lo.
Aliás, aqui em Montreal, temos a impressão de que existem mais imigrantes do que quebécois.
Mas o legal daqui é mesmo a multiculturalidade. Você olha para os lados e vê pessoas trajadas tipicamente com suas vestes de origem como judeus, árabes, indianos, e aqueles que preferiram aderir a moda local. Ah! E como tem chineses e japoneses por aqui, falando seu idioma é claro. Parece que querem tomar este país. As vezes fica insuportável, porque a língua deles ninguém entende! Nosso vizinho de porta é chinês. Ele e a esposa só falam inglês e o filhinho deles fala francês, inglês e chinês, é claro. Eu não falo inglês, então já viram como nossa comunicação é perfeita, rsrsrs... Para eles, o francês é extremamente difícil de ser aprendido por causa dos fonemas. Para nós brasileiros é bem mais fácil.
É pessoal, apesar desses contratempos é muito interessante viver por aqui, é como se vc viajasse o mundo inteiro sem precisar sair do lugar...

0 comentários:

Postar um comentário